DESIGNERS

Kimi Nii

Kimi Nii nasceu em Hiroshima, Japão.

Aos nove anos mudou-se com os pais para o Brasil, instalando-se em São Paulo.

Formou-se em Desenho Industrial na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e desde 1978 dedica-se à cerâmica de alta temperatura (1300º), desenvolvendo esculturas e objetos utilitários em seu próprio ateliê localizado no bairro do Butantã.

O limite técnico do forno de alta temperatura não é mais uma barreira para Kimi Nii. Ela vai desafiando o espaço, verticalizando suas peças, expandindo-as com encaixes. Dilata seus blocos de argila em ovais e círculos, que caminham fechando-se em si mesmos.

Ovais e verticais formam o mundo atual da escultura de Kimi Nii, que mantém em seu trabalho duas tensões, dois prazeres, além daquele da criação: amassar o barro e esperar o inesperado na abertura do forno.

O mais importante para apreciar uma cerâmica artesanal de alta temperatura é saber ver e valorizar essa riqueza de efeitos que torna cada peça única, e que não pode ser totalmente controlada em sua elaboração. São estes efeitos que a diferenciam de uma cerâmica industrial onde a tecnologia controla e homogeneíza o produto.