Pesquisar
Close this search box.
Jean Gillon

Modernismo em cena.

Artista-plástico, designer, arquiteto e ativista ecológico, Jean Gillon nasceu na Romênia em 1919 e naturalizou-se brasileiro.

Com passagens por Israel e Europa, realizou cenografias e figurinos para renomadas peças teatrais nas décadas de 40 e 50.

Em 1956, imigra no Brasil e se estabelece em São Paulo, onde suas obras ganham reconhecimento da imprensa e do meio artístico.

À frente do escritório WoodArt S.A, Gillon cria uma linha especial de mobiliário em jacarandá. Entre as peças, a poltrona Bertioga, lançada em 1965.
Poltrona Bertioga no palco do Teatro Paiol
Três anos mais tarde, em 1968, lança aquela que consolida em definitivo o seu nome na história do design brasileiro e internacional: Jangada.
Croqui da poltrona Jangada

A estrutura abaulada que abraça e aconchega, ganha singularidade com a técnica de uso da trama de rede de pesca na parte posterior da poltrona, evocando as velas do mar da Bahia, lugar frequentado pelo artista.

Jean Gillon priorizava três qualidades essenciais em suas criações: “funcionalidade, conforto e beleza”.

No editorial da OSLO, as poltronas ganham protagonismo no palco do Teatro Paiol, tradicional espaço de arte e cultura da cidade de Curitiba.

Enquanto as paredes do Paiol exalam história, o modernismo de Gillon ganha a cena em um espetáculo que celebra o design de vanguarda e a essência inovadora e refinada do artista.