Pesquisar
Close this search box.
Bernardo Figueiredo

100 anos do Modernismo.

Bernardo Figueiredo foi um pioneiro na consolidação do móvel moderno brasileiro, e a OSLO realizou o lançamento da coleção reeditada de Bernardo com exclusividade.

Designer e arquiteto, por onde passou, especialmente nas décadas de 60 e 70, Bernardo deixou sua marca. O artista produziu móveis, projetou residências, edifícios residenciais e comerciais. Transformou o conceito de shopping center, criando espaços abertos e arborizados, seguindo com inovações constantes.

De móveis populares a representações palacianas, Bernardo experimentou. Dos seus feitos mais conhecidos, estão suas produções para o Palácio Itamaraty, o famoso sofá Conversadeira e as poltronas Carioca e Rio, sempre valorizando materiais como o couro, o jacarandá e a palha.

Em 2021, aconteceu uma grande exposição com uma retrospectiva da sua obra no Museu da Casa Brasileira, além do lançamento do livro “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”, no mesmo ano.

Em março de 2022, criamos o editorial “Bernardo Figueiredo em Curitiba | 100 anos do Modernismo”. A data do editorial não foi à toa: 2022 é a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, movimento responsável por despertar uma nova consciência criativa e revolucionar aquilo que se entendia por arte até então.

Convidamos arquitetos e amigos para uma conversa na OSLO com a filha de Bernardo Figueiredo, ngela Figueiredo, e Mila Rodrigues, curadora de design. O encontro marcou também o lançamento da coleção do arquiteto na OSLO design.

Como foi crescer em uma casa modernista?

Quando criança não fazia ideia que a minha casa era diferente das outras. Achava a minha casa linda, confortável e despojada.

O que você acredita que é mais interessante sobre as peças desenhadas por seu pai?

A simplicidade, o conforto e o equilíbrio dos traços.

Qual delas é a mais especial para você?

A Poltrona Rio é a mais especial para mim.

Cada cadeira, poltrona ou sofá tem um diferente sentar. Pode nos contar um pouco sobre isso?

Tem cadeiras para mesa de jantar onde ficamos mais eretos, tem as poltronas que podemos nos largar e as poltronas que nos abraçam.

Se quiser compartilhar alguma outra informação, fique à vontade!

Preservar e difundir a obra que meu pai deixou em sua trajetória profissional me enche o coração de felicidade. Principalmente o que é ligado aos móveis. Um orgulho perceber quanto atemporal e confortável é o mobiliário criado por ele .

Sorte a nossa por ele ter me chamado para ajudá-lo quando iniciou a parceira com a fábrica Schuster Móveis , assim, agora, fazendo 10 anos da sua morte a obra dele continua viva e cada vez mais conhecida e admirada por tantos.

“É um orgulho perceber quanto atemporal e confortável é o mobiliário criado por meu pai. A simplicidade, o conforto e o equilíbrio dos traços das peças mantém sua obra viva e cada vez mais conhecida e admirada”

– Ângela Figueiredo